Revista Indústria Brasileira

nós temos um programa de concessões ro- doviárias e, quando você soma as rodovias federais e estaduais, é o maior do mundo”, explica Faria, da KPMG. “Existe um risco de não termos um número suficiente de interessados para esse conjunto amplo de ativos, mas não temos alternativa e deve- mos correr esse risco. Na pior das hipóte- ses, você pode remodelar, mudar alguns parâmetros e o tamanho da outorga e re- colocar em leilão”. Embora considere o investimento priva- do importante para a retomada do cresci- mento econômico, Marcus Quintella, dire- tor do Centro de Estudos FGV Transportes, afirma que ele precisa atuar de forma com- plementar. “Não existe nenhum país do mundo onde o investimento privado seja responsável pela construção da infraestru- tura do país”, ressalta. Nos últimos 10 anos, diz, o Brasil vem investindo pouco em infra- estrutura — em torno de 1% do PIB, sendo de 0,2% na área de transportes. Atualmente, segundo ele, o governo parece estar montando uma política de Estado, em que a arrecadação via outorga não é o objetivo principal, mas sim a me- lhoria da infraestrutura brasileira. “Isso é usar a inciativa privada para gerar em- prego e preparar a infraestrutura", argu- menta. Ele acredita que a política é muito boa, embora não vá atender às necessi- dades do país somente com investimento privado. É preciso também investimento público, defende. Quintella estima que os custos de logís- tica representem atualmente cerca de 15% do PIB, o que prejudica a competitividade dos produtos brasileiros no mercado inter- nacional. O custo é altíssimo, diz ele, por- que é impactado pelas condições das rodo- vias, pelos pedágios e pelo tempo de viagem. “Esse é o grande problema da competitivi- dade do Brasil. Somos altamente competi- tivos no mundo em termos de agronegócio, da porteira para dentro, mas quando vamos transportar soja ou milho, temos problemas para chegar ao porto”. PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS Se há oportunidades para o investimen- to privado, ainda há inúmeros obstáculos a serem superados, diz Frischtak, da In- ter.B. Ele cita como exemplo a necessida- de de regulamentação da Nova Lei do Gás Leilão da Cedae , no Rio de Janeiro, arrecadou R$ 22,6 bilhões Valor superou expectativa de arrecadação inicial, que era de R$ 10,6 bilhões , em 114% 14 Revista Indústria Brasileira ▶ maio 2021 ▼ Capa

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0