Revista Indústria Brasileira - Novembro/2021

região – inclusive preparamos uma lista de novos produtos”, conta Aureo. Outra organização que exporta para o Oriente Médio e embarcou na missão inter- nacional com o objetivo de ampliar suas re- lações comerciais naquela região é a Provest. Como explica o gerente de Estratégia, Victor Araújo, a empresa comercializa uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para Dubai e Omã desde 2019. “Fechamos parceria comuma firma local de distribuição, que nos representa com exclusividade no Oriente Médio. A partir disso, fomos desen- volvendo mercados em conjunto e fechan- do contratos de fornecimento”, explica ele. COMÉRCIO ABERTO No que depender das relações diplomáti- cas e comerciais estabelecidas entre o Bra- sil e os países árabes ao longo da história, a missão tem tudo para resultar em bons negócios para ambos os lados. A aposta é do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour. “O Brasil, por sua tradição diplomática não beligeran- te, sempre foi visto como um país amigo no mundo árabe”, diz Mansour. Ele destaca que, mais do que um mer- cado em expansão, as nações árabes pos- suem grande vocação à reexportação. “Esses países têm acordos de livre comércio com os principais blocos econômicos do mun- do, então fica mais fácil acessar mercados na Europa e na Ásia, com o benefício adi- cional de haver neles, neste momento, uma política de incentivo à criação de zonas fran- cas, principalmente no Egito, onde está a rota marítima mais movimentada do mun- do, e nos Emirados Árabes Unidos”, detalha. Para Mansour, as portas estão abertas e o interesse de fortalecer as relações comer- ciais é recíproco: “O Brasil já é um impor- tante parceiro das nações árabes, sobretudo para produtos do agronegócio. Dessa forma, o país tem na Expo 2020 e nos desdobramen- tos da missão empresarial grandes oportu- nidades para tornar a parceria bilateral ain- da mais consistente”. Embora a missão prospectiva já tenha acabado, a Expo Dubai 2020 segue até 31 de março de 2022. ■ ◀ “O Brasil sempre foi visto como um país amigo no mundo árabe”, diz Tamer Mansour, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira A FORÇA DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS PIB 2020 (em US$ bilhões): 1.398,22 Exportações em 2019: US$ 316 bilhões (18ª posição no ranking mundial) Importações em 2019: US$ 268 bilhões (19ª posição no ranking mundial) Principais destinos de exportações: Ásia (17,4%) e Arábia Saudita (7,6%) Principais origens de importações: China (50,5%) e Índia (33,1%) Fontes: CIA World Factbook, WEO/FMI e ITC/Trade Map 29 Revista Indústria Brasileira

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