Revista Indústria Brasileira - Novembro/2021

MISSÃO INTERNACIONAL Foi apostando nesse potencial que, entre os dias 11 e 20 de novembro, Roriz, Sarah e outros 325 representantes de 230 empresas e instituições brasileiras partiram para Dubai. Eles integraram a Missão Prospectiva Brasil– Emirados Árabes Unidos, uma das maiores delegações empresariais da história brasilei- ra, realizada pela CNI com o apoio da Agên- cia de Promoção de Exportações e Investi- mentos (Apex Brasil). A comitiva contou com uma agenda téc- nica intensa voltada para o conhecimento das formas de atuação no país, seja expor- tando, seja importando, seja fazendo investi- mentos ou buscando parceiros para projetos no Brasil. Para as empresas que buscavam contatos locais, foram disponibilizadas oportunidades de networking com compa- nhias árabes, além de visitas técnicas a cen- tros de referência. A gerente de Internacionalização da CNI lembra que a missão marca a retomada das viagens de negócio depois de um contexto de restrições severas causadas pela dissemi- nação do coronavírus. “Foi muito emblemá- tico que essa primeira missão [desde o início da pandemia] ocorresse em Dubai, emira- do que está recebendo uma das maiores ex- posições mundiais, a Expo Dubai 2020 , que precisou ser adiada devido à Covid-19. Es- ses eventos foram pensados como espaços de renovação e tendência. Então, faz mui- to sentido que a gente realize uma grande missão empresarial focada em trazer novas oportunidades de negócio para a indústria brasileira”, destaca Sarah. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fer- nando Pimentel, também acredita que a Expo Dubai seja um espaço estratégico de atuação para o setor industrial. “Indepen- dentemente de fazer negócio direto com um país, você tem ali toda uma zona de influên- cia que foi construída commuita competên- cia. Trata-se de um momento importante para os países mostrarem seus atrativos”, diz. Dono e presidente da Carolina Baby, in- dústria e comércio de móveis infantis, Au- reo Barbosa conta que a empresa já possuía relação comercial com os Emirados Árabes Unidos, mas ele viu na missão uma oportu- nidade para conhecer mais sobre os avanços tecnológicos no mundo dos negócios, além de poder dimensionar melhor seu potencial como fornecedor de produtos industrializa- dos para outros lugares do planeta. “Nossa relação com os Emirados Árabes começou com a visita de uma empresa de Dubai à procura de móveis infantis, que foi quando fizemos os primeiros experimen- tos de produtos com adaptações para aque- le mercado. Passada a pandemia e com os produtos testados e consagrados, pretende- mos expandir nossas exportações para essa A MISSÃO PROSPECTIVA BRASIL–EMIRADOS ÁRABES UNIDOS 327 participantes 230 empresas e instituições representadas 140 donos de empresas 111 presidentes de empresas Setores com maior representação: • Transporte e logística • Siderurgia, metalurgia e construção civil • Alimentos, bebida e fumo • Máquinas e equipamentos • Têxteis, confecções e calçados 28 Revista Indústria Brasileira ▶ novembro 2021 ▼ Competitividade

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0