Revista Indústria Brasileira

diploma do SENAI emmãos, graduou-se em tecnologia e fabricação e começou a traba- lhar em empresas multinacionais, como a General Motors (GM) e a Fiat. Tempos depois, decidiu que queria dar aulas. Passou por algumas instituições até que, finalmente, o bom filho retornou à casa: foi contratado pelo SENAI de Joinville como docente na educação profissional e logo passou a ser um dos técnicos responsáveis pela preparação de competidores da WorldS- kills , a maior disputa de educação profissio- nal do mundo, na área de engenharia de moldes para polímeros. Os profissionais treinados por ele somam vitórias: ouro na WorldSkills Américas de Bogotá, em 2014; e prata nos mundiais de São Paulo, em 2015, e em Kazan, em 2019. “Sempre quis trabalhar com novas tec- nologias. Participar das preparações para a WorldSkills permite estar próximo do que há de mais avançado no mundo”, destaca. “Acredito que a educação profissional for- ma mais que excelentes profissionais. For- ma cidadãos responsáveis e comprometidos em melhorar a sua vida e de sua comunida- de”, afirma Dinor. REPENSAR O ENSINO O pensamento de Dinor é compartilha- do pela professora Mirian Araújo da Sil- va, 36 anos. Ela participou da implemen- tação do Novo Ensino Médio , em 2018, no município de Serra, área metropolitana de Vitória (ES). “O Novo Ensino Médio foi desafiador do início ao fim. Nós tivemos que come- çar tudo do zero em relação ao modelo de aula anterior. A forma de enxergar o alu- no, enxergar o conhecimento, tudo mu- dou, mas o resultado dessas mudanças salta aos nossos olhos, com alunos com senso crítico, aprendendo estratégias de pesquisa e buscando conhecimento”, re- lata entusiasmada. Para Mirian, a principal diferença en- tre o momento em que ela frequentava o ensino médio e o modelo atual é que, “an- tes, o conhecimento era apresentado como uma única realidade dada, estabelecida, e hoje ele está mais para ser desbravado, en- tendido, repensado e, quem sabe até, para trazer novos conhecimentos e melhorar o mundo”, argumenta. ■ A origem do dia do Professor O ensino foi oficializado no Brasil em 15 de outubro de 1827 a partir de um decreto imperial de D. Pedro I, que instituiu que todas as cidades, vilas e lugarejos do país “tivessem suas escolas de primeiras letras”. A data que homenageia os professores, no entanto, só foi oficializada em 1963 por um decreto federal. 45 Revista Indústria Brasileira

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