Revista Indústria Brasileira

Inteligência Artificial na indústria 4.0 por MARTHA GABRIEL Qual é a primeira habilidade que um in- divíduo precisa desenvolver para participar de qualquer jogo na vida – seja xadrez, fu- tebol ou Roblox? Antes de qualquer coisa, é necessário aprender as regras desse jogo, certo? Somente depois disso é que se tor- na possível saber quais competências serão necessárias para se obter performance. E, quando o jogo é tão dinâmico que as suas regras mudam tão rápido e constantemen- te de forma que o nosso cérebro não con- segue acompanhar? Esse é o jogo da nossa vida hoje e, para dominá-lo, precisamos de ajuda para ampliar a nossa capacidade e ve- locidade de aprendizado, já que ele só pode ser vencido com o auxílio da mesma tecno- logia que o acelera. Quando pensamos na evolução do jogo da humanidade, vemos que esta se confun- de com a evolução da tecnologia: conforme fomos criando e utilizando tecnologias ao longo da história, fomos sendo transforma- dos por elas. Nesse processo cíclico simbió- tico humanidade/tecnologia, chegamos até aqui, culminando na era digital que impul- siona a indústria 4.0. Nessa esteira de desen- volvimento tecnológico, podemos dizer que a função primordial da criação de tecnolo- gia tem sido ampliar a humanidade em algu- ma dimensão: óculos, binóculos, microscó- pios e telescópios, por exemplo, não apenas nos permitiram ver mais longe como tam- bém enxergar para dentro. A roda expandiu o nosso território, nos conectou e, posterior- mente, os barcos, aviões, trens e foguetes nos levaram além no universo. Nesse sentido, hoje, a tecnologia que en- cabeça a nossa ampliação humana é a Inte- ligência Artificial (IA) que, associada a um leque de tecnologias complementares (IoT, Big Data, 3D print, blockchain, robótica, na- notecnologia etc.), está reestruturando to- das as dimensões da nossa existência. Essas tecnologias estão pavimentando o caminho para o florescimento de uma sociedade su- per smart, na qual a indústria tem um pa- pel fundamental. Grande parte do proces- samento dos recursos do planeta passa pela indústria e aumentar a sua inteligência sig- nifica melhorar a vida não apenas de huma- nos, mas de todos os seres vivos. No entanto, o grande desafio quando se trata de IA é que, apesar de ser um dos as- suntos mais populares, é, ao mesmo tempo, um dos menos compreendidos no mundo atual. IA não é tendência – já virou pen- dência; IA não é tecnologia, e sim siste- mas tecnológicos; IA não funciona isola- da, mas por meio integração sistêmica; e assim por diante. Portanto, a IA traz o potencial para se am- pliar a inteligência na indústria e no mundo, mas, para que isso aconteça, temos que de- senvolver a primeira habilidade necessária para participar do jogo. Como você está jo- gando o Indústria 4.0? ■ ▲ Professora de Inteligência Artificial na pós- graduação da PUC-SP, faculty internacional da CrossKnowledge e embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm. 46 Revista Indústria Brasileira ▶ setembro 2021 A opinião de articulistas convidadas e convidados não necessariamente reflete a da CNI. ▼ Outra visão Revista Indústria Brasileira ▶ agost 2021 O Prêmio Nacional de Inovação, idealizado pela MEI, com patrocínio exclusivo da FINEP, realizado pela CNI e pelo SEBRAE, chega à su 7ª edição com novidades: novas categorias (sustentabilidade e ecossistemas de inovação) e premiações. A nova categoria destinada aos ecossistemas de inovação reconhece os ambientes compostos por diferentes atores, que interagem e cooperam entre si, para estimular iniciativas com o foco em inovação, proporcionando benefícios mútuos. O processo será 100% on-line, a inscrição é gratuita e a sua instituição (empresa ou ecossistema) ainda recebe um relatório de avaliação com um feedback sobre os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Essa é a chance da sua empresa ou c ssistem ser reconhecido nacionalmente. VOCÊ A UM CLIQUE DA MAIOR PREMIAÇÃO BRASILEIRA DE INOVAÇÃO SA I BA MA I S EM WWW. P R EMI ONAC I ONA LDE I NOVACAO . COM . BR CORREALIZAÇÃO REALIZAÇÃO Revista Indústria Brasileira Publicação Mensal da Confederação Nacional da Indústria - CNI www.cni.org.br Confederação Nacional da Indústria – CNI ▶ DIRETORIA PRESIDENTE Robson Braga de Andrade VICE-PRESIDENTES EXECUTIVOS Paulo Antonio Skaf; Antonio Carlos da Silva; Francisco de Assis Benevides Gadelha; Paulo Afonso Ferreira; Glauco José Côrte. VICE-PRESIDENTES Sergio Marcolino Longen; Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; Antonio Ricardo Alvarez Alban; Gilberto Porcello Petry; Olavo Machado Júnior; Jandir José Milan; Eduardo Prado de Oliveira; José Conrado Azevedo Santos; Jorge Alberto Vieira Studart Gomes; Edson Luiz Campagnolo; Leonardo Souza Rogerio de Castro; Edilson Baldez das Neves. 1º DIRETOR FINANCEIRO Jorge Wicks Côrte Real 2º DIRETOR FINANCEIRO José Carlos Lyra de Andrade 3º DIRETOR FINANCEIRO Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan 1º DIRETOR SECRETÁRIO Amaro Sales de Araújo 2º DIRETOR SECRETÁRIO Antonio José de Moraes Souza Filho 3º DIRETOR SECRETÁRIO Marcelo Thomé da Silva de Almeida DIRETORES Roberto Magno Martins Pires; Ricardo Essinger; Marcos Guerra; Carlos Mariani Bittencourt; Pedro Alves de Oliveira; Rivaldo Fernandes Neves; José Adriano Ribeiro da Silva; Jamal Jorge Bittar; Roberto Cavalcanti Ribeiro; Gustavo Pinto Coelho de Oliveira; Julio Augusto Miranda Filho; José Henrique Nunes Barreto; Nelson Azevedo dos Santos; Flávio José Cavalcanti de Azevedo; Fernando Cirino Gurgel. ▶ CONSELHO FISCAL MEMBROS TITULARES João Oliveira de Albuquerque; José da Silva Nogueira Filho; Irineu Milanesi. 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