Revista Indústria - Abril 22

“Os compostos químicos são raros na natureza e sua reutilização representa um grande desafio científico e tecnológico para toda a sociedade. A parceria da Tupy com o BMW Group Brasil e o SENAI está alinhada a inúmeras iniciativas mundiais relaciona- das à cadeia de valor dos veículos elétricos e, principalmente, à jornada de descarboni- zação, à qual temos dedicado diversas fren- tes de pesquisa”, analisa Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy. Com investimento inicial de R$ 3,4 mi- lhões, o projeto abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de ba- terias novas, o que diminuirá sensivelmen- te a dependência da matéria-prima mine- ral. A parceria terá duração de 24 meses e os primeiros resultados devem ser avaliados ainda neste ano. “Estamos desenvolvendo diversos estudos e projetos para o segundo uso da bateria dos veículos elétricos, como o desenvolvimen- to de estações de recarga totalmente desco- nectadas da rede de energia. Essa nova par- ceria com a Tupy e com o SENAI é um passo adiante, pois, no futuro, poderá viabilizar a produção de baterias com reduzida extração de matérias-primas do meio ambiente”, des- taca Vivaldo Chaves, diretor de Sustentabili- dade e Infraestrutura do BMWGroup Brasil. Na prática, a reciclagem por hidrometa- lurgia promove a recuperação do material ativo do cátodo de uma bateria. Com o cá- todo recuperado, a bateria retoma a capa- cidade de armazenar energia. Tudo é feito commaterial 100% reciclado e, durante o de- senvolvimento, serão obtidos parâmetros de eficiência de todo o processo, da pureza dos materiais reciclados, do índice econômico e do índice ambiental. Tudo isso coloca o Brasil lado a lado das nações que participam da corrida mundial pelo mercado de reciclagem de baterias de carros elétricos. Na Espanha, por exemplo, as empresas Endesa e Urbaser pretendem inaugurar o primeiro centro de reciclagem da Península Ibérica em 2023. Nos Estados Unidos, a Redwood Materials anunciou, em fevereiro deste ano, o início do primei- ro programa de reciclagem de baterias do país. Nessa corrida, quem ganha são as in- dústrias, os motoristas e o meio ambiente. ■ Até 2030, haverá entre 145 e 230 milhões de veículos elétricos no planeta As vendas de veículos elétricos mais que duplicaram no primeiro trimestre de 2021, enquanto o mercado global automotivo amargou uma queda de 6% Fonte: Global EV Outlook 2021/ Agência Internacional de Energia (AIE) 45 Revista Indústria Brasileira

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