Revista Indústria Brasileira

e aferir o desempenho deles dentro de uma estrutu- ra de carreira menos complexa e difusa; e o fim dos privilégios. Temos muitas carreiras no setor públi- co que contam com benefícios que são verdadeiros privilégios, como mais de 30 dias de férias, licenças- -prêmio e aposentadoria compulsória como punição. Não podemos mais admitir que esse tipo de benefí- cio permaneça no setor público. Todos os privilégios precisam ser extintos. 3 O QUE TEM SIDO FEITO PARA SUPERAR A RESISTÊNCIADEALGUNSPARLAMENTARES? Como em toda mudança que envolve a alteração de um status quo , existe resistência por parte de al- guns grupos, inseguros sobre se as alterações serão benéficas para eles ou para a sociedade em geral. Mas também existe a pressão corporativista daque- les que querem manter os benefícios que possuem. O que estamos tentando fazer é aprofundar a parte técnica e a articulação com aqueles que têm insegu- rança, o que é legítimo. Queremos dar a eles o máxi- mo de tranquilidade possível, mas o corporativismo a gente combate. O corporativismo não pode perma- necer; não podemos continuar beneficiando algumas classes específicas em detrimento do restante da po- pulação brasileira. Temos atuado com bastante diá- logo e com o convencimento da sociedade para que ela nos ajude a pressionar os próprios parlamenta- res sobre a importância da reforma, para que consi- gamos vencer essas resistências. 4 COMO ELA IMPACTARÁ NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE? Uma vez aprovada a reforma administrativa, e tendo tempo necessário para que as mudanças tra- zidas façam efeito, a gente espera um ganho de produtividade do setor público, o que impactará tam- bém a produtividade da sociedade em geral. Hoje, todo brasileiro sofre com a ineficiência do setor públi- co, seja ao precisar de escolas e hospitais, seja para ti- rar a carteira de motorista ou renovar o documento do carro. Essa ineficiência é percebida em diversos as- pectos, prejudicando, inclusive, quem quer empreen- der. Assim, a baixa produtividade do setor público afe- ta diretamente a produtividade e a competitividade do país. Tenho certeza de que, aprovando essa mu- dança, ao longo dos anos vamos ver melhorias signi- ficativas no setor público e na produtividade do país como um todo. 5 QUAL A EXPECTATIVA DE PRAZO PARA A TRAMITAÇÃO DA REFORMA? A reforma é composta de inúmeros textos que pre- cisam ser aprovados. Cada um vai ter seu ritmo e seu rito de tramitação. Diante disso, o que a gente espera é, ainda neste primeiro semestre, aprovar pelo menos dois importantes projetos: a PEC 32/2020, que muda regras para futuros servidores e altera a organi- zação da administração pública, e o Projeto de Lei 6726/16, que prevê o fim dos supersalários, trazendo uma moralização importante para o serviço público. Depois, ao longo do ano, vamos buscar aprovar tam- bém o projeto de modernização dos concursos públicos, que está trami- tando na CCJ. Caso o governo en- vie, ainda neste semestre, o proje- to de regulamentação da avaliação de desempenho, acredito que con- sigamos aprová-lo também até o fi- nal do ano. ■ 35 Revista Indústria Brasileira s para...

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0