Revista Indústria Brasileira - Fevereiro 2022

o tamanho da sua empresa ou do mercado no qual você está inserido. Você tem que buscar a transformação do seu negócio. A empresa que não for capaz de absorver a inovação e fazê-la parte da sua cultura está condenada a desaparecer e ser engolida pe- las suas concorrentes. Quais são os caminhos para que o Brasil se torne mais inovador? Educação e qua- lificação profissional. Acho que todas as dores do Brasil vêm de uma educação de baixo nível. Não tem como termos ganho de produtividade sem melhorar a educa- ção. Podemos falar em diferentes temas, como o atual sistema tributário, que pa- ralisa o Brasil e atrapalha a economia bra- sileira, mas, se eu fizer a reforma tribu- tária e não tiver mão de obra qualificada, vamos ter um gargalo importante. Precisa- mos ser um país atrativo para formar, man- ter e trazer os melhores profissionais do mundo. Então, a primeira coisa é educação e formação técnica. O Brasil valoriza mui- to pouco essa formação de ensino profis- sional, o ensino médio profissionalizante. Falo isso porque sou uma técnica, graças à Escola Técnica Federal de São Paulo. Sou formada em técnica eletrotécnica, come- cei a trabalhar aos 16 anos e isso fez toda a diferença na minha vida. Tanto que eu acabei o curso profissional e ingressei em uma universidade de engenharia. A valo- rização do ensino profissional é um ponto fundamental. Outro ponto importante é a aproximação entre a academia e a indús- tria, com mais fomento à pesquisa e ao de- senvolvimento. As pesquisas que são feitas dentro das escolas precisam ser aplicadas em um mundo prático. ■ ◀ Para Tânia Cosentino, é preciso criar condições para ummercado de trabalho híbrido no pós- pandemia 23 Revista Indústria Brasileira

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