Revista da Indústria Brasileira

Pilares do INSTITUTO SESI SENAI de Tecnologias Educacionais N E G Ó C I O S E C O N E X Õ E S E D U C A Ç Ã O I N O V A D O R A T E C N O L O G I A S E D U C A C I O N A I S A c e l e r a ç ã o d e e d t e c h s P r o g r a m a d e p a r c e r i a s F o m e n t o d e n o v o s n e g ó c i o s D e s e n v o l v i m e n t o t e c n o l ó g i c o P o r t f ó l i o d e t e c n o l o g i a s P r o g r a m a s d e i n o v a ç ã o E m p r e e n d e d o r i s m o d e i m p a c t o P r o m o ç ã o d a c u l t u r a d e i n o v a ç ã o T r i l h a s d e c a p a c i t a ç ã o “A ideia é abrir um ambiente colaborativo para unir forças e enfrentar os desafios do futuro do tra- balho. É por isso que queremos que o instituto pen- se 10 vezes à frente sobre a educação do futuro”, diz Luiz Eduardo Leão, gerente de Tecnologias Educa- cionais do SENAI. O momento é mais que oportuno. O setor edu- cacional registrou um crescimento tecnológico ex- pressivo nos últimos anos, especialmente devido à pandemia de Covid-19. De acordo com pesquisa di- vulgada em 2021 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informa- ção (Cetic.br), do Comitê Gestor da Internet no Bra- sil (CGI.br ), o uso de plataformas para atividades de ensino e aprendizagem nas escolas urbanas triplicou entre 2016 e 2020, subindo de 22% para 66% no país. Além disso, o estudo revela que 82% das escolas bra- sileiras já possuíam acesso à internet. PARCERIAS E INCENTIVO A STARTUPS A ideia é que o Instituto SESI SENAI de Tecnolo- gias Educacionais funcione como um centro de inova- ção, conectando-se a parceiros no Brasil e no mundo, como Google , Huawei , AWS e Totvs . Ele também ofe- recerá mentoria para transformar ideias em soluções e negócios para a educação e atuará com programas de pré-aceleração e aceleração de startups e busca de investimentos, seguindo o modelo da bem-sucedida Plataforma de Inovação para a Indústria . Além de for- necerem recursos, os programas idealizados pelo ins- tituto proporcionarão conexões para tirar projetos do papel, gerando impacto e transformação. A estrutura do novo empreendimento fornece suporte para a prototipagem e o desenvolvimento de ideias e negócios, contando com showroom para di- vulgar e experimentar novas tecnologias, ambiente de trabalho colaborativo, laboratórios de tecnologias “A EDUCAÇÃO PRECISA SER REINVENTADA” Juliana Gavini SENAI avançadas, como cibersegurança e indústria 4.0, além de um espaço maker e de um ambiente de idea- ção e criatividade. A proposta é que o instituto do SESI e do SENAI se torne umponto de convergência para startups , empre- sas, investidores, institutos, escolas e universidades. “O SESI já é referência em educação e no uso de tecnolo- gias emsala de aula para o aprendizado. Onovo instituto também terá umcentro direcionado a formar professo- res em tecnologias específicas que serão adotadas nas escolas, para que possamutilizá-las a seu favor. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial para construir um plano de aula”, destaca PauloMól, diretor de Operações do SESI. Outro objetivo do instituto é fo- mentar a abertura de um novo ni- cho de negócio no Brasil: omer- cado de startups direcionadas para a educação profissio- nal. De acordo com o Ma- peamento Edtech 2022 , estudo que elenca da- dos sobre as chama- das EdTechs – empre- sas que desenvolvem soluções tecnológi- cas para a educação -, há 813 delas ativas no país, atuando em áreas como inteligência arti- ficial, machine learning , gamificação e realidade virtual, entre outras. Pra- ticamente todas estão vol- tadas à educação regular e corporativa. “Há uma lacu- na com boas oportunidades no âmbito da educação profissional, e o SENAI pode ser não só um gran- de cliente, como um parceiro”, avalia Luiz Eduardo Leão. 45 44 Revista da Indústria Brasileira #083 INOVAÇÃO

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0