Revista Indústria - MARÇO/2022

A Inovação como propósito por PEDRO WONGTSCHOWSKI ▲ Líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultra Nos últimos treze anos, a Mobilização Em- presarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem expressado o seu compromisso com a agenda da inovação, reafirmando que esta é uma pauta empresarial. As empresas inovam porque sabem que quem não inova sucumbe, mas não só por isso. Há um propó- sito maior por trás desse movimento: cons- truir uma indústria mais forte, o que impli- ca um país melhor e mais próspero para todos os brasileiros. Aprendemos que uma economia saudável pressupõe um ambiente propício aos negó- cios e sólidas políticas econômicas. Também sabemos que a principal mola que impulsio- na a produtividade e o crescimento econô- mico é a inovação. Sem inovação, o país es- tará destinado ao fracasso. O Brasil merece algo que aponte para o futuro. Temos uma agenda de competitivida- de, que também é de inclusão social e de sus- tentabilidade. Não haverá futuro para o país sem reduzir as desigualdades e sem compro- misso com a saúde do planeta. Poderíamos ser um exemplo em ter- mos de sustentabilidade, com nossa matriz energética limpa, com a Amazônia brasilei- ra, que é essencial para o clima global. Nos- sa agricultura é capaz de fornecer soluções sustentáveis para alimentar o mundo, mas precisamos estancar o desmatamento ilegal, coibir a exploração clandestina de minérios e dar um fim à ocupação à margem da lei de reservas ambientais e indígenas. O setor empresarial está pronto para aju- dar a construir um país melhor, dar ideias, contribuir com o debate e sugerir temas, po- líticas e ações que tirem o país do imobi- lismo e evitem falsas soluções milagrosas. Temos a convicção de que a melhor recei- ta para o sucesso é uma sólida parceria en- tre um governo ativo e uma iniciativa priva- da empreendedora. A pandemia nos ensinou muito e vai nos legar o aprendizado de que podemos fazer mais do que normalmente fazemos. Temos, ainda, que superar a desigualda- de no acesso a soluções, em especial nos países mais pobres. No Brasil, demos grandes exemplos. Nos- sos institutos e universidades aceleraram seus desenvolvimentos e ofereceram solu- ções eficazes à pandemia. Nas empresas, de- mos resposta exemplar de solidariedade e de compromisso com a sociedade. Grande vo- lume de recursos financeiros foi canalizado para ações sociais. Aliamo-nos às agências públicas no financiamento da pesquisa por vacinas e novos procedimentos, além do mo- nitoramento da doença. Não sabíamos que éramos tão capazes diante de um desafio descomunal, mas a inovação é o nosso mote. Foi por isso que, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inova- ção da Indústria , realizado pela CNI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe- quenas Empresas (Sebrae), a MEI divul- gou um manifesto reforçando a importân- cia da inovação como principal estratégia para a retomada do desenvolvimento eco- nômico do país. O que nos engaja nessa agenda é nosso propósito de melhorar o Brasil e o mundo. 46 Revista Indústria Brasileira ▶ março 2022 A opinião de articulistas convidadas e convidados não necessariamente reflete a da CNI. ▼ Outra visão

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