Revista Indústria - MARÇO/2022

virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algu- mas das soluções usadas para tornar a ope- ração logística mais eficiente, ágil e rentável. Na FLL, estudantes de 9 a 16 anos preci- sam desenvolver e apresentar um projeto de pesquisa inovador, além de construir e pro- gramar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm . Já na categoria FRC, por exem- plo, os jovens têm de construir e programar robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. O principal objetivo desses torneios é es- timular competências fundamentais para o profissional 4.0, como espírito investigati- vo, trabalho em equipe, planejamento, coo- peração, diálogo, pesquisa e tomada de de- cisões. Com foco na abordagem de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, a robótica está fomentando novas gerações de engenheiros e pesquisadores de que a in- dústria tanto precisa. Desde 2006, o SESI conta com a robóti- ca no currículo de suas escolas em todo o Brasil. Na temporada de 2012/2013, passou a operar os torneios FLL no país. As com- petências emocionais são um dos focos do ensino e, nas competições, os estudantes desenvolvem, ainda, a capacidade de se re- lacionar com outras pessoas com respeito às diferenças, por meio da resolução de pro- blemas complexos. As transformações não ocorrem apenas entre os alunos. “A robótica me inspirou a continuar em sala de aula. Eu estava num momento de bastante desânimo profissional e, quando comecei a trabalhar como técni- co, ela mudou a minha vida, me fez acreditar que somente a educação pode transformar esse país. A robótica dá uma grande oportu- nidade para esses jovens, de emprego, de es- tudos, de vida”, destaca Paulo de Tharso de Souza, técnico de robótica da equipe Atom- bot, do SESI de São João del-Rei, desde 2013. Sua equipe também embarcará para Hous- ton, em abril, para participar de seu segun- do torneio internacional. ■ Os desafios do Festival SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) FIRST Tech Challenge (FTC) F1 in Schools FIRST Robotics Competition (FRC) Voltada para alunos de 9 a 16 anos. Os jovens têm que desenvolver um projeto de inovação e construir robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Voltada para alunos de 14 a 18 anos. Nela, o robô tem de cumprir missões de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. Os estudantes também são avaliados pelo envolvimento com a comunidade. Estudantes de 14 a 18 anos simulam os desafios da corrida Fórmula 1, criando uma empresa que funciona como uma escuderia, e devem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1. Estudantes de ensino médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com cerca de 54 kg e 1,5 m, para competir em um jogo de arena. Os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos e aprimoram as habilidades de trabalho em grupo. 45 Revista Indústria Brasileira

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