Revista da Confederação Nacional da Indústria

43 Revista Indústria Brasileira Pioneirismo na transformação do ensino médio PRIMEIRA TURMA DO NOVO ENSINO MÉDIO DO BRASIL CONCLUI ESTUDOS COM DIREITO A DUPLA CERTIFICAÇÃO. MODELO DE ENSINO IMPLEMENTADO PELO SESI E PELO SENAI JÁ ESTÁ PRESENTE EM 22 ESTADOS E NO DF Um novo capítulo da educação brasileira teve início no dia 29 de janeiro de 2018, em Aparecida de Goiânia-GO, com o início das au- las do Novo Ensino Médio (NEM) na escola local do Serviço Social da Indústria (SESI). Poucos dias depois, cidades do Espírito Santo, da Bahia, do Ceará e de Alagoas também inauguraram as primeiras turmas com o novo currículo, em iniciativas pioneiras do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Três anos depois, 198 estudantes foram diplomados não apenas com o tradicional certificado de conclusão do ensino médio, mas também como técnicos em Eletrotécnica. Eles inauguraram o cha- mado Itinerário V, que associa o ensino regular à formação técni- ca e profissional, implementado pelo SESI e pelo SENAI logo após a aprovação da nova Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). “Por mais de um século, tivemos ummesmo modelo de ensino, que não acompanhou as mudanças tecnológicas e as necessidades do mercado de trabalho e da indústria. O Novo Ensino Médio é a re- volução desse modelo, possibilitando aos jovens experimentarem e construírem planos para o futuro profissional”, afirma o diretor- -superintendente do SESI e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Estabelecido pela Lei 13.415/2017, o Novo Ensino Médio prevê aumento da carga horária anual, de 2.400 horas para 3.000 horas, composta em 60% pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em 40% pelos itinerários formativos: Linguagens e suas Tecnolo- gias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.

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