Barcos-escola Samaúma

Criando oportunidades
para o futuro

A educação tem um poder transformador. É por ela que aprendemos a nos comunicar, a interagir, a viver em sociedade. É pela educação que aprendemos ofícios e, com eles, também podemos mudar a realidade ao nosso redor. O Samaúma é sobre isso. Mas as reportagens a seguir não são sobre os dois barcos do SENAI. Elas são sobre as pessoas. Pessoas que fazem a diferença. Acompanhe na série especial dividida em cinco capítulos.

Uma imagem de drone da Amazônia

Teaser

A equipe da Agência CNI de Notícias viajou para cidades do Amazonas e do Amapá em busca de docentes, alunos e ex-alunos de um grande projeto do SENAI: o Samaúma. Os barcos-escola já passaram por 65 municípios da região Norte, beneficiando a população ribeirinha.

Imagem de um dos fundadores do Samaúma

Capítulo 1

Surge um grande projeto para levar desenvolvimento para o interior da Amazônia. A ideia se deu após os ciclos da borracha, a criação da Zona Franca de Manaus e do SENAI do Amazonas. Conheça a história do Samaúma.

Uma personagem que aprendeu com o Samaúma

Capítulo 2

Escolas flutuantes que oferecem cursos gratuitos de acordo com as demandas da população. Assim funcionam as duas unidades fluviais do SENAI. Embarque nessa viagem e conheça a dona Inácia, que multiplicou a renda graças aos aprendizados no Samaúma.

Um personagem que aprendeu com o Samaúma

Capítulo 3

Chiquinho, Éder e Francisco têm muita coisa em comum: força de vontade, determinação e metas bem sucedidas no currículo. Mas não para por aí. Eles mostram que, com objetivos, é possível mudar o próprio futuro.

Um personagem que aprendeu com o Samaúma

Capítulo 4

A vida em cidades do interior do Amazonas tem benefícios mas, também, desafios. Haydem, dona Dalva e dona Océlia abraçaram as oportunidades que chegaram pelos rios para desenvolver seus próprios negócios e fazer a diferença em seus municípios.

Um personagem que aprendeu com o Samaúma

Capítulo 5

Para levar conhecimento, os docentes dos Samaúmas abrem mão de algo muito importante: a cada ano, são cerca de 10 meses longe do lar e de suas famílias. Os barcos-escola se transformam em suas casas. Segundo eles, colher os frutos dessa dedicação é a maior recompensa.

Imagem de um barco

Foram 19 dias de viagens. A equipe da Agência CNI de Notícias percorreu mais de 13 mil km entre Brasília, Manaus, Itapiranga, Tefé, Uarini, Macapá e Mazagão. Confira a galeria de imagens da Expedição dos 40 anos do Samaúma no Flickr da CNI.

Imagem do Samaúma

SENAI Nacional, SENAI Amazonas, SENAI Amapá, Paulo Roberto Pereira, Alyne Vieira, Teodório Filho, José Ozéias Patrício, Natalia Rabelo, Sara Yehia, Adriana de Oliveira, Evelyn Lima, Gilberto Sousa e José Paulo Lacerda.

Imagem de dentro da cabine do Samaúma

Produção, reportagem e edição
Aerton Guimarães

Captação e edição de imagens
Diego Campos

Colaboração
Lívia Veiga, Giovanna Chmurzynski, Mário Freire e Natália Platon

Direção de arte
Daniel Pedrosa

Design de interface e front-end:
Rafael James

Mídias Sociais
Mariana Flores, Joana Pericás, Natan Medeiros e Aerton Guimarães

Gerente-Executivo de Jornalismo
Rodrigo Caetano

Superintendente de Jornalismo
José Edward Lima

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Confederação Nacional da Indústria (CNI)