Revista Indústria Brasileira - Novembro/2021

Já não passou da hora de integrar inovação e sustentabilidade? por MARCELO NAKAGAWA Inovação e sustentabilidade em organi- zações surgem no mesmo contexto, têm di- nâmicas parecidas e buscam resultados se- melhantes. Ambas ganham importância quando a lógica do negócio atual precisa ser repensada ou há grandes oportunidades que demandam novas soluções. As duas lidam com soluções quase sempre inéditas para a empresa e, potencialmente, também para o mercado. Tanto a inovação quanto a susten- tabilidade procuram criar vantagens compe- titivas para o negócio. Mas por que muitas firmas as tratam de forma independente, sobretudo neste mo- mento, em que as inovações precisam ser mais sustentáveis e as iniciativas de susten- tabilidade, mais inovadoras? Mais do que buscar justificativas na histórica falta de in- teligência organizacional ou no egocentris- mo irracional dos seus gestores, já não pas- sou da hora de alavancar as sinergias entre as iniciativas de inovação e sustentabilidade? Isso deveria começar pela definição do propósito da companhia, de sua evolução e do papel da inovação e da sustentabilida- de como pontes para esse futuro. Adicional- mente, é preciso definir o que são esses ter- mos, seus objetivos, indicadores e, depois, as metas de cada membro do time. Além disso, é preciso estabelecer os prin- cipais processos de inovação e de sustenta- bilidade. Três horizontes de inovação, Funil de Inovação, Lean Startup , Design Thinking , Inovação Aberta, Scrum e outras abordagens podem apresentar bons resultados em pro- jetos de sustentabilidade, dada a dinâmica inicialmente incerta de ambas. Também é preciso considerar a forma- ção de colaboradores mais inovadores e mais comprometidos com a sustentabili- dade. Além dos treinamentos e de outras vivências educacionais, é preciso desen- volver pessoas que estejam abertas, sai- bam prototipar soluções mais inovado- ras e sustentáveis, que aprendam rápido e que sejam mais ágeis no desenvolvimento dessas iniciativas. Por fim, é fundamental estabelecer po- líticas que orientem e consolidem uma cul- tura organizacional mais inovadora e sus- tentável. Isso implica repensar processos de seleção, avaliação de desempenho, relacio- namento com clientes, fornecedores, par- ceiros e até com concorrentes. Essas políti- cas é que sustentarão o propósito de inovar e ser mais sustentável. Como cresce o número de empresas que assumem compromissos cada vez mais audaciosos associados a aspectos am- bientais, impactos sociais e padrões de go- vernança (ESG), iniciativas sustentáveis se- rão cada vez mais inovadoras. Daí porque inovação em sustentabilidade que atrasar não adiantará. ■ ▲ Professor de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade do Insper, FDC, FIA, Unicamp e Vanzolini 46 Revista Indústria Brasileira ▶ novembro 2021 A opinião de articulistas convidadas e convidados não necessariamente reflete a da CNI. ▼ Outra visão

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