Revista Indústria Brasileira

IEL expande atuação digital EM MEIO À PANDEMIA, INSTITUTO EUVALDO LODI LANÇA NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS, COM FOCO NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS E NA PROMOÇÃO DE PROJETOS INOVADORES PARA A INDÚSTRIA O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ofereceu em 2020, pela primeira vez, cursos gratuitos de educação executiva na modalidade edu- cação a distância (EaD) e, pelo número de participantes, a iniciativa foi um sucesso. Mais de 36 mil pessoas de todo o Brasil se matricularam nos 21 cursos disponibiliza- dos, com foco nas áreas de gestão, finan- ças e negócios. Os cursos de qualificação têm como ob- jetivo aumentar a produtividade operacional e contribuir com a performance de quem atua em ambientes corporativos. Além de- les, o IEL promoveu ainda, pela primeira vez, uma série de webinars com mentorias em gestão empresarial. Segundo o superintendente nacional do IEL, Eduardo Vaz, a qualificação diferencia- da foi oferecida em um momento impor- tante. “Estamos passando por uma grande transformação no mercado e o IEL está ali- nhado a isso, conectando, inclusive, empre- sas e jovens profissionais que não estão nas mesmas cidades por meio do estágio remo- to, que se tornou realidade nesse novo ce- nário”, explica o dirigente. CONEXÃO As ações do IEL nos últimos meses vão ao encontro de uma cultura de estímulo à inovação no ambiente de trabalho que vem de muitos anos. Criado pela Confe- deração Nacional da Indústria (CNI) em 1969, o IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das indústrias por meio de estágios supervisionados. Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, a de- fasagem tecnológica da indústria brasilei- ra ficou visível. Foi aí que o IEL começou a diversificar suas atividades. Experiências in- ternacionais levaram o instituto a ser pro- curado por empresários que buscam o aper- feiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais. Hoje, os núcleos regionais do IEL, pre- sentes em todos os estados brasileiros, tam- bém ofertam produtos e soluções às empre- sas de pequeno, médio e grande portes e diferentes segmentos. Entre as organiza- ções parceiras estão Bosch, Unilever, Ford, Braskem, Natura, Lenovo e Bradesco. “Neste ano tivemos que nos reinventar, investindo na transformação digital para nos aproximarmos de uma maneira melhor de estudantes, profissionais e empresas. E dessa digitalização de processos, criamos aqui na Bahia o Clube IEL de Negócios”, con- ta o superintendente do IEL do estado, Evan- dro Mazo. O clube promove encontros vir- tuais quinzenais que aproximam empresas compradoras e fornecedoras baianas, com o objetivo de impulsionar parcerias e, tam- bém, a economia local. NOVO POSICIONAMENTO O ano de 2020 marca, também, uma nova fase do IEL, que ampliou o foco na promo- ção da inovação no país, conectando in- dústria, centros de conhecimento e orga- nizações nacionais e internacionais. Com investimentos em tecnologia e em uma 43 Revista Indústria Brasileira

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0