Revista Indústria Brasileira

Inovação apesar do vírus PESQUISA DA CNI MOSTRA QUE A INOVAÇÃO AUMENTOU A PRODUTIVIDADE E O LUCRO DA MAIORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS A pandemia obrigou empresas – grandes, médias ou pequenas – a se reinventar. Nos primeiros dias de lockdown, o temor quanto ao futuro e à perda de clientes e faturamento levou os administradores a buscarem alternativas para manter o funcionamen- to de seus negócios. Alterando processos, criando no- vos produtos, mudando a relação com os clientes, a sobrevivência impulsionou a todos, de forma vertigi- nosa, a um caminho inovador. A pesquisa da CNI Inovação na Indústria , realiza- da pelo Instituto FSB Pesquisa, detectou com preci- são esse movimento. Dividida em duas – uma envol- vendo as grandes e médias empresas e outra voltada às pequenas –, a pesquisa mostrou os impactos cau- sados pela pandemia nos negócios e identificou um grupo de empreendedores dispostos a se repaginar para manter sua atividade. De acordo com o levantamento, entre as grandes e médias empresas, 67% tiveram de alterar a relação que mantinham com os trabalhadores antes da pan- demia; 60% sofreram impactos nas vendas; 59% per- ceberam mudanças na relação com os clientes; 58% tiveram que promover alterações na gestão; e 53% fo- ram impactadas na cadeia de fornecedores. As pequenas empresas, por características espe- cíficas, sentiram outras dificuldades. Para 55% delas, os problemas enfrentados foram na cadeia de for- necedores; 50% tiveram impactos nas vendas; 19% se viram forçadas a alterar a relação com os traba- lhadores; 18% inovaram na linha de produção; e 17% se viram obrigadas a redesenhar a logística de atuação e entrega. 27 Revista Indústria Brasileira

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0