Revista Indústria Brasileira

6 ARTIGO DO PRESIDENTE 8 REPORTAGEM DE CAPA Como a inovação afeta o seu dia a dia e vem transformando a forma como vivemos 16 INFOGRAFIA Conheça o ecossistema de incentivo à inova- ção formado pelo Sistema Indústria 18 INOVAÇÃO NO BRASIL País registra avanço tímido no ranking mun- dial de inovação 22 RONALDO LEMOS Diretor do Instituto de Tecnologia e Socieda- de (ITS) afirma que a população está excluí- da da economia do conhecimento 24 INDÚSTRIA EM AÇÃO SENAI apoia treinamentos do Exercício Guardião Cibernético como parte da estra- tégia nacional de segurança do país 26 COMPETITIVIDADE O potencial e os desafios que vêm com o lei- lão de 5G para explorar essa tecnologia 30 AGENDA LEGISLATIVA Sem renovação dos atos de drawback , empre- sários podem ter prejuízo de R$ 1,2 bilhão 34 5 PERGUNTAS PARA… Daniella Ribeiro (PP-PB), senadora e ex-pre- sidente da Comissão de Ciência e Tecnolo- gia do Senado 36 TERMÔMETRO Cresce o índice de emprego na indústria, o que reforça a confiança na recuperação de- pois da longa crise 38 DASHBOARD Consulte o painel de séries históricas,pes- quisas e estudos conduzidos pela área téc- nica da CNI 40 GIRO BRASIL Inscrições abertas para a 15ª edição do Prê- mio FIEG de Comunicação 42 TORNEIOS DE ROBÓTICA SESI inicia a temporada 2021/22 de campeo- natos de robótica e prevê volta de edições presenciais 46 OUTRA VISÃO Martha Gabriel escreve sobre o uso de inte- ligência artificial nas indústrias 4.0 ▲ SÍLVIA COELHO, egressa do SENAI e criadora do movimento Elas Programam pode contar Em 2017, a engenheira elétrica Sílvia Coe- lho criou o movimento Elas Programam , inicia- tiva com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no mercado de tecnologia. A ideia surgiu dentro de uma sala do SENAI, onde Sílvia criou uma página no Facebook enquanto fazia o curso de Desenvolvedor de Internet das Coisas, no SENAI Code Experience , em São Paulo. “Nos primeiros dias tinha umas 200 mulheres. Eu vi que estava me ajudando, na questão de voltar ao mercado, e ajudando outras mulheres a ganha- rem confiança. As páginas cresceram de manei- ra orgânica e hoje são mais de 7 mil mulheres conectadas no grupo do Facebook e 20 mil no Ins- tagram”, conta a engenheira, que tem 11 mil se- guidores no LinkedIn. “Trabalhamos os pilares de inspiração, senso de pertencimento e protago- nismo com o objetivo de encorajar as mulheres a enfrentarem os estereótipos culturais de que a tecnologia não é carreira para elas”, diz. 4 5 Revista Indústria Brasileira ▶ setembro 2021 Revista Indústria Brasileira edição nº 59 ▶ setembro 2021 sumário

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0