Revista Indústria Brasileira
A inovação, portanto, está por todos os lados e pode começar em qualquer lu- gar, como em uma fazenda, em uma sala de aula, na cozinha ou num passeio no parque. Você mesmo deve ter acordado hoje após ouvir o alarme do celular. Foi ao banheiro, tomou banho, abriu a gela- deira. Esquentou a água para o café, sen- tou em frente ao computador ou dirigiu- -se ao trabalho. Essa rotina é tão natural, que nem paramos para pensar na origem das invenções que utilizamos diariamen- te: elas surgiram da inovação demandada por necessidades. Até hoje, a palavra inovação é acompa- nhada pelo estigma da tecnologia de ponta, de laboratórios de última geração, produ- tos revolucionários e pesquisas em univer- sidades. Contudo, ela vai além, porque pode estar na reorganização de pessoas e má- quinas em uma fábrica para otimizar a pro- dução, na implantação de um novo mode- lo de negócio ou no desenvolvimento de uma metodologia que seja mais eficiente do que a tradicional. Prova disso é a CCLi Consultoria Lin- guística, fundada em 2003 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A ideia de criar a primeira consultoria linguística do país, segundo seu diretor e fundador, Da- niel Rodrigues, resultou de uma inquietação pessoal com o modelo de ensino de línguas no Brasil. Apaixonado pelo inglês e forma- do em Letras, Daniel investigou no mestra- do por que o brasileiro estuda tanto, mas fala pouco o idioma. “Aqui os alunos sempre se adaptaram aos métodos da escola. Assim, em vez de abrir uma escola tradicional, o que fizemos foi adaptar o modelo de trabalho de consulto- ria, que tem foco no resultado, para a área de línguas”, explica Daniel. O diferencial de seu negócio começa na matrícula. Na maioria das escolas de idio- mas, o estudante faz uma prova de profi- ciência para saber o nível em que está e, em seguida, inicia as aulas. Na CCLi, a primei- ra ação é entender o perfil da pessoa, seus objetivos e suas necessidades com o idio- ma que quer aprender, para então montar um programa de estudos e medir o sucesso desses objetivos. Em 2010, quando as aulas online ain- da sofriam certo preconceito por parte da sociedade, a CCLi iniciou um progra- ma de aulas por Skype, para que empre- sários, um dos principais públicos da con- sultoria, pudessem seguir em contato com o idioma, mesmo durante viagens a ne- gócio. Entre 2018 e 2019, 50% de toda a carteira de clientes já era formada por op- tantes dos projetos de aprendizagem via vi- deoconferências. A metodologia diferen- ciada da CCLi foi, inclusive, vencedora da categoria Inovação em Processo , na moda- lidade pequena empresa, do Prêmio Nacio- nal de Inovação 2019 , iniciativa da Mobi- lização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Entre os alunos que tiveram aulas com a nova metodologia, 98% são aprova- dos em provas de certificação de idiomas como o TOEFL ”, destaca Daniel Rodrigues. Atualmente, com a realidade alterada pela pandemia, 90% dos alunos da CCLi têm au- las a distância, e o negócio segue em expan- são por todo o Brasil. “Nossa inovação não foi tecnológica; foi metodológica. Pra mim, inovação é aquela ideia desenvolvida para o negócio que gera impacto nos seus resultados, e isso não se restringe aos financeiros. Pode ser para a qualidade de vida da equipe, para a lucrati- vidade ou para gerar uma visão integrada”, destaca o fundador da consultoria. SOLUÇÕES PARA A SOCIEDADE O conceito de inovação é amplo e pode ser visto sob diferentes aspectos. Inovar é introduzir novidades ou mudanças em algo, transformando uma ideia em solução com criatividade. Sob o ponto de vista empresarial ou in- dustrial, uma das melhores definições de inovação foi dada pelo escritor e professor austríaco Peter Drucker, um dos maiores pensadores sobre os efeitos da globalização na economia e nas organizações. Segundo A roda teria sido inventada na região onde hoje estão Polônia, Alemanha Oriental e sul da Dinamarca. É fundamental em meios de transporte, relógios, micro-ondas, entre tantos outros. 3.500 a.C A máquina de impressão em tipos móveis, criada por por Johannes Gutenberg, possibilitou a democratização do acesso ao conhecimento. É considerada, até hoje, o invento mais importante do segundo milênio. O nylon revolucionou a indústria da moda. O material substituiu a seda e o raion, entre outros materiais. Ele foi apresentado ao público, pela primeira vez, durante a Feira Mundial de Nova York. 1439 1939 O primeiro computador, com 30 toneladas, 5,5 metros de altura e 25 metros de comprimento, não se parecia nem um pouco com as máquinas supercompactas disponíveis atualmente no mercado. Foi criado por cientistas estadunidenses. Da junção de transistores individuais nasceu o circuito integrado. A peça foi o ponto de partida para o surgimento e a popularização do microchip, revolucionando as comunicações, o entretenimento, a educação, a medicina, o transporte, entre tantas outras áreas. Motivada pela Guerra Fria e pela necessidade de descentralizar informações estratégicas, surgiu a Arpanet, uma rede de computadores que trouxe, em sua essência, a semente da internet. 1946 1961 1969 Seis grandes inovações do mundo 10 11 Revista Indústria Brasileira ▶ setembro 2021 Revista Indústria Brasileira ▼ Capa
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