Revista Indústria Brasileira

Inovação a portas abertas por ANDRÉ CLARK Há alguns dias, o Painel Intergoverna- mental de Mudanças Climáticas (IPPC) di- vulgou dados preocupantes. As temperatu- ras em todo o mundo subiram mais rápido do que o previsto, aceleradas pela inter- ferência humana. O estudo aponta que os efeitos do aquecimento global podem ser irreversíveis se não fizermos mudan- ças urgentemente. O desafio está posto e, para reverter esse quadro, precisaremos de muita inovação conjunta. A humanidade ainda não dispõe da tecnologia para atingir essa meta, mas o lado positivo é que a maioria dos países e das empresas está imbuída desse espírito de mudança e cooperação. A inovação é o fator crítico de sucesso mais importante para as empresas e, embo- ra ainda tenhamos desafios relacionados à urgência de reformas estruturantes, dispo- mos de um ambiente propício à inovação no país. Contamos com um conjunto de benefí- cios que ajudam a estimular esse tópico nas empresas, como a Lei do Bem, além de es- truturas como a Empresa Brasileira de Pes- quisa e Inovação Industrial (Emprapii). No entanto, a disputa é acirrada, já que outras grandes nações competem por recursos des- tinados a projetos de inovação. Por isso, é tão importante apostarmos no conceito de “inovar em fazer inovação”. Em um cenário de constantes transformações e demandas por tecnologias cada vez mais específicas, não é mais cabível criar a por- tas fechadas. A cooperação é a chave para a construção de modelos inovadores de trans- formação energética e, para promover as mudanças necessárias para atingir os Ob- jetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, a colaboração de diferentes atores em nível nacional e global é imperiosa. Na Siemens Energy, o objetivo estratégico é inovar em cocriação com nossos clientes, por meio de ecossistemas nos quais os par- ceiros estejam inseridos no processo de pes- quisa e desenvolvimento de novas soluções. Cientes de que a inovação aberta é o ca- minho a ser trilhado, criamos globalmente a estrutura Siemens Energy Ventures, por meio da qual investimos em parcerias com empresas e startups de diferentes portes, de- senvolvendo novos produtos, serviços e mo- delos de negócios inovadores. A Siemens Energy, nascida há menos de 1 ano com o objetivo de atender especifica- mente aos mercados de energia, já foi cria- da sob o signo da descarbonização. Nossos esforços são direcionados para a transição energética e para a redução das emissões de carbono na atmosfera. Contudo, não é nossa intenção fazermos isso sozinhos. Ain- da que o desafio da humanidade diante das mudanças climáticas seja gigantesco, te- mos motivos para reforçar o otimismo de que, em ritmo de colaboração, consegui- remos superá-lo. ■ ▲ General Manager da Siemens Energy 46 Revista Indústria Brasileira ▶ agosto 2021 A opinião de articulistas convidadas e convidados não necessariamente reflete a da CNI. ▼ Outra visão

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0