Revista Indústria Brasileira - Maio 22

O papel das marcas no enfrentamento da crise climática POR GIOVANNA MENEGHEL Temos um curto período de tempo para atin- gir as metas de mitigação climática necessá- rias àmanutenção da temperatura do planeta dentro dos limites estabelecidos no Acordo de Paris, de modo que os danos do aquecimento global não sejam irreversíveis. Fazemos par- te da primeira geração a sentir a temperatu- ra subindo rapidamente e da última que pode encontrar formas de lidar com esse cenário. O sistema alimentar representa um terço das emissões globais de gases de efeito estu- fa, sendo o Brasil o sexto país que mais emi- te, com 3,2% do total mundial. Entretanto, muitas pessoas não sabem disso, pois pou- co se fala sobre o impacto ambiental da ca- deia de produção. A Nude é uma foodtech que nasceu em 2020, no meio da pandemia, e sabíamos que o nosso compromisso era repensar algumas estruturas. Por isso, planejamos o nosso ne- gócio de forma eficiente desde o início. A base de nossos produtos é a aveia. Esco- lhemos esse grão porque, com ele, consegui- mos criar bebidas versáteis e saborosas. Além disso, trata-se de uma culturamais sustentável e ecológica, já que sua produção exigemenos água e espaço no campo e emitemenos gases de efeito estufa – fatores que contribuempara uma menor pegada de carbono quando com- parada aos laticínios. Acreditamos que a ino- vação na alimentação está atrelada ao impac- to que causamos no meio ambiente. Rastreamos, em detalhes, as emissões de cada ingrediente e da etapa de produ- ção. Com isso, multiplicamos a projeção de vendas dos próximos anos, neutraliza- mos o carbono equivalente gerado e, por fim, estampamos esse número no rótulo das nossas embalagens. Dessa forma, for- necemos transparência e saímos de uma discussão sobre números genéricos, par- tindo para amostras reais. Fomos os primeiros da América Latina a falar sobre isso, o que gerou um movimen- to de outras marcas no Brasil, tendo elas co- meçado a divulgar os dados da pegada de carbono dos seus produtos e serviços. Do ponto de vista da sustentabilidade, é ótimo, pois permite que o consumidor conheça e quantifique a responsabilidade ambiental das marcas que escolhe comprar. Estruturar uma empresa endereçando aspectos sociais e ambientais é um objeti- vo grandioso, mas entendemos que é nossa responsabilidade como marca de alimentos. Acreditamos que, por meio do nosso traba- lho de conscientização dos consumidores e da indústria sobre a relação da produção com as mudanças climáticas, possibilita- mos uma mudança real nos processos. Ten- tar equilibrar nossa pegada no mundo é o que podemos fazer agora, e o plano de ino- vação para o futuro é reduzir ainda mais o impacto ao meio ambiente. ■ ▲ CEO e cofundadora da Nude 46 Revista Indústria Brasileira ▶ maio 2022 A opinião de articulistas convidadas e convidados não necessariamente reflete a da CNI. ▼ Outra visão

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