Revista Indústria Brasileira - Maio 22

Por outro lado, observa ele, os jovens de hoje são muitos mais antenados e já de- monstram interesse por tecnologia, o que pode arrastá-los para um mercado de pro- dução mais inovador. “O sonho deles, no en- tanto, é ir para Google, Amazon, YouTube ou alguma startup. A indústria comum não pa- rece tão sexy do ponto de vista de tecnologia para atrair mão de obra”, aponta. Outro complicador é que o Brasil ainda não é uma potência em inovação, compor- tando-se muitas vezes como um importa- dor de novas tecnologias. “A indústria ainda é muito passiva nesse processo: ela precisa ser mais disruptiva e investir emmarketing para atrair esses profissionais. O Elon Musk, por exemplo, que comprou agora o Twitter e enviou pessoas para o espaço na nave cons- truída pela empresa dele, é visto como um grande inovador, mas ele não passa de um industrial. As pessoas se esquecem disso”, brinca Renato. ■ A pesquisa considerou 18 tipos de tecnologia digitais Os principais números do estudo da CNI Fonte: Sondagem Indústria 4.0 69% das empresas brasileiras adotaram ao menos uma tecnologia digital na cadeia de produção 7% das empresas adotam dez ou mais tecnologias digitais 25% dos entrevistados apontam como barreiras internas a falta de conhecimento sobre as tecnologias e de clareza na definição do retorno sobre o investimento 25% dos entrevistados apontam como barreiras internas a falta de conhecimento sobre as tecnologias e de clareza na definição do retorno sobre o investimento Cerca de 20% das empresas apontam a falta de financiamento como uma barreira externa ◀ “A mentoria [oferecida pela CNI] transformou minha forma de pensar e ver a empresa”, diz Thiago Engels (Griffus Cosméticos) 29 Revista Indústria Brasileira

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