Revista Indústria - Abril 22

O novo desafio dos carros elétricos SENAI, TUPY E BMW GROUP BRASIL DESENVOLVEM PROCESSO PARA REAPROVEITAR BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS O Brasil tem, atualmente, 80 mil veículos elétricos, e deve ul- trapassar a marca de 100 mil unidades em 2022 – entre auto- móveis, utilitários e veículos comerciais leves. A estimativa é da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Já um le- vantamento da Boston Consulting Group revela que, até 2030, os carros elétricos representarão mais da metade das vendas de veículos em todo o planeta. Com esse crescimento, vem uma preocupação: como evitar crises ambientais e de pro- dução relacionadas às baterias, coração dos carros elétricos? Essas baterias representammais de 35% do valor do carro e são feitas com metais como lítio, manganês, níquel, cobal- to e cobre, entre outras matérias-primas. O problema é que mais da metade do cobalto usado no mundo é extraído na Re- pública Democrática do Congo, enquanto 75% do lítio vêm de Chile, Bolívia e Argentina. O crescimento da venda de veícu- los elétricos aumentará a demanda por esses metais e, conse- quentemente, o preço. Além disso, apostar na mineração não é uma opção ambientalmente sustentável. Ninguém duvida dos benefícios que os carros elétricos pro- porcionam ao reduzir drasticamente as emissões de CO₂. No entanto, especialistas apontam que uma grande frota desses veículos também pode criar um problema ambiental, com o descarte das baterias usadas. A União Europeia, por exemplo, busca eliminar essa possibilidade e vai exigir, em breve, per- centuais mínimos de material reciclado nas baterias. O blo- co estuda o banimento da fabricação de carros a combustão. 43 Revista Indústria Brasileira

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0