Revista Indústria - Abril 22

Mentalidade sustentável PESQUISA MOSTRA QUE A INDÚSTRIA BRASILEIRA ESTÁ PREOCUPADA COM A SUSTENTABILIDADE DE SUAS PRÁTICAS Estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Instituto FSB Pesquisa mostra que nove em cada dez in- dústrias brasileiras afirmam adotar práticas de gestão de resíduos e ações para reduzir o desperdício de água e energia. O levantamento ouviu 500 empresas de médio e grande por- te. A preocupação ambiental aparece, com destaque, na esteira da pressão de consumidores e investidores internacionais, as- sim como de medidas importantes aprovadas pelo setor públi- co, como o Marco Legal do Saneamento e o Plano Nacional de Segurança Hídrica. O estudo se soma a outros realizados pela CNI que compõem um amplo diagnóstico sobre as tarefas mais urgentes do país nes- se setor. Entre elas, o investimento de R$ 42,7 bilhões para a re- dução das perdas decorrentes de canos furados, tubulações de- feituosas e roubos de água. O Brasil desperdiça 40% da água que sai das companhias de distribuição – quatro vezes mais que em países como Alemanha ou Japão. Especialistas apontam que há um contexto cada vez mais fa- vorável a esses investimentos, decorrente das crises hídricas vi- vidas pelo país em 2015 e 2021, que aumentaram a conscientiza- ção ambiental tanto do governo quanto do setor público. “Ainda assim, é necessário que mais atitudes concretas sejam tomadas para a preservação da água”, diz Gesner Oliveira, professor da FGV EAESP e sócio da GO Associados. Além disso, quase dois terços das companhias ouvidas (63%) garantem que ampliarão o investimento em sustentabilidade nos próximos dois anos. É o caso, por exemplo, da multinacional GS Inima, que possui oito concessões de saneamento básico no Bra- sil e conta com unidades de dessalinização e produção de água de reúso industrial. Dois fatores distintos impulsionam as ações em prol da sus- tentabilidade: para 41% dos entrevistados, a motivação vem da necessidade de melhorar ou ampliar a boa reputação junto à so- ciedade e aos consumidores; e 40% visam atender às exigên- cias regulatórias. 26 Revista Indústria Brasileira ▶ abril 2022 ▼ Competitividade

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