Revista Indústria - Abril 22
Na avaliação do presidente da FIETO, Roberto Pires, o empresário da indús- tria enfrenta inúmeras dificuldades dia- riamente e identificar os principais gar- galos permite atuar de maneira assertiva na apresentação de soluções que o auxi- liem a superar os desafios impostos pela crise. “A partir da pandemia, esses desa- fios se tornaram ainda maiores. O alto cus- to da matéria-prima e as incertezas do ce- nário internacional provocaram retração no mercado. Com isso, o apoio do Sistema Indústria ao empresário se tornou ainda mais importante”, explica Pires. Além do desenvolvimento de aromas para empresas, comércios, eventos e re- sidências, a Cheiro da Flor produz e ven- de sabonetes, velas, álcool em gel, difuso- res e projetos de aromatização manual ou automática. “Se olhar pelo ponto de vis- ta do investimento que fizemos no pro- jeto Ela faz Indústria para receber todas as capacitações e ainda ficar uma sema- na com seu produto exposto no shopping, foi um custo muito baixo para um retorno muito grande”, explica Ludmylla. Tanto o Na rota da exportação quanto o Ela faz indústria são exemplos de servi- ços oferecidos pelo Sistema Indústria para apoiar as empresas, seja em momentos de incerteza econômica, como o atual, seja nos períodos de crescimento. Integram a rede do Sistema Indústria o Servico Social da Industria (SESI), o Servico Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Insti- tuto Euvaldo Lodi (IEL), as federaçes da industria estaduais e distrital e 1.280 sin- dicatos patronais industriais. ESPERA ATIVA “É a união de nossa categoria que nos estimula e nos provoca, como indus- triais e empreendedores, a buscar meios de superar os momentos de crise”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast), José Ri- cardo Coelho Roriz. Roriz costuma chamar esses momen- tos de “espera ativa”. Hoje, além das in- certezas no ambiente internacional, com a Guerra na Ucrânia e a longa pandemia, há também problemas no ambiente domésti- co, com o aumento da inflação, a alta da taxa básica de juros e a eleição presiden- cial deste ano. No entanto, segundo Ro- riz, é importante entender que o contex- to atual vai passar, e as empresas devem aproveitá-lo para ajustar processos, pro- dutos, canais de distribuição, entre ou- tros aspectos do negócio, isto é, tornar- -se mais competitivas e colher os frutos disso no momento de recuperação da ati- vidade econômica. É exatamente esse um dos objetivos da Cheiro da Flor ao procurar os serviços ofe- recidos pela FIETO. “[No curso] Na rota da exportação , a gente tem as consultorias ▶ Ludmylla Abreu (de preto), dona da Cheiro da Flor , elogia os cursos oferecidos pela FIERTO: “Preparam o empresário para o cenário atual” 10 Revista Indústria Brasileira ▶ abril 2022 ▼ Capa
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