Revista Indústria Brasileira

As medidas de isolamento advindas da pan- demia levaram o consumidor a buscar alter- nativas às lojas de rua, estimulando a pro- cura e o consequente aumento do comércio online no Brasil. Entretanto, esse fenôme- no veio acompanhado de um crescimen- to da venda de produtos ilícitos (falsifica- dos e contrabandeados) nas plataformas da internet. Para se ter uma ideia do boom do e-com- merce, antes da pandemia, as vendas na in- ternet de produtos esportivos representa- vam 11% de todos os itens fabricados. Com a crise sanitária, estas saltaram para mais de 20% do total de produtos, segundo o di- retor-executivo da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice), Renato Jar- dim. “Ainda não é preponderante, mas já é um crescimento expressivo e rápido. E, com isso, a venda de produtos piratas pela inter- net vem aumentando muito rapidamente também”, analisa. Entre os produtos ilícitos vendidos es- tão itens de vestuário, higiene pessoal (per- fumaria e cosméticos), bebidas alcoólicas, peças de audiovisual, celulares, material 31 Revista Indústria Brasileira

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