Revista Indústria Brasileira - Fevereiro 2022

Como fazer o novo de novo MAIS GANHOS DE INOVAÇÃO, QUE FORAM ESSENCIAIS NA SOBREVIVÊNCIA DE EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, DEPENDEM DE POLÍTICAS INTEGRADAS E DE CULTURA ORGANIZACIONAL O rápido desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, a popula- rização dos aplicativos de reuniões virtuais e as inovações digitais ajudaram os setores público e privado a gerenciar as sucessivas on- das da pandemia. Ferramentas de rastreamento de contatos e de diagnóstico, por exemplo, mostraram claramente como o investi- mento em inovação é fundamental, mas os desafios para estimulá-la nos próximos anos, quando a pandemia acabar, ainda são muitos. Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confede- ração Nacional da Indústria (CNI), diz que a inovação é necessária como estratégia de desenvolvimento do país. “O grande desafio é, de fato, construir políticas integradas que alavanquem o desenvol- vimento do país e, é claro, fortalecer a indústria, tornando-a mais produtiva e competitiva”, afirma o dirigente, que também é diretor- -geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI). Para ele, não é possível priorizar a inovação se não houver financiamento. Além da ampliação dos investimentos, os desafios incluem a melhoria na qualidade da educação, em especial com a atualiza- ção dos currículos dos cursos de Engenharia, e uma maior seguran- ça jurídica, para estimular a ampliação de recursos privados tan- to para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) quanto para inovação aberta, que ocorre quando uma empresa se abre à colaboração de pessoas e organizações externas, defende Gianna Sagazio, direto- ra de Inovação da CNI. “A P&D não é a única estratégia para inova- ção na empresa, e a inovação aberta em colaboração é uma alter- nativa muitas vezes mais rápida e barata”, diz ela. 8 Revista Indústria Brasileira ▶ fevereiro 2022 ▼ Capa

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